segunda-feira, 17 de junho de 2013

Transitividade verbal - Exercício de verificação da aprendizagem 7° ano

E.E.E.F. Nossa Senhora do Rosário.
Campina Grande, ______/_______/__________
Professora: Pollyana Rodrigues
Aluno (a): ______________________________________________

Exercício de verificação da aprendizagem - 7° ano D


1. Assinale os termos destacados nas orações, usando OD (objeto direto) e OI (objeto indireto).
a) ( ) A canoa atravessou o rio.
b) ( ) O governo não cuida dos menores.
c) ( ) O menino maneja o videogame.
d) ( ) João ama Marina.
e) ( ) As crianças só pensam em televisão.
f) ( ) O time local venceu o campeonato.
g) ( ) Gosto de música popular.
h) ( ) O cliente pediu a conta.
i) ( ) Os jornais protestaram contra o governo.
j) ( ) A secretária transmitiu o meu recado.


02. Localize os verbos e classifique-os segundo a indicação abaixo:
( 1) verbo intransitivo
(2) verbo transitivo indireto 
(3) verbo transitivo direto
(4) verbo de ligação

a (    ) Os índios fabricavam enfeites e cestos.
b (    ) Esses homens precisam de máscaras.
c  (    ) As margens do rio estavam sujas.
d (    ) Gostamos do professor de matemática
e (    ) A gurizada brincava de jogar bola.
f  (    ) Acredito em sua palavra.
g (    ) O lixo sempre traz epidemias.
h (    ) Os índios cuidavam do seu rio.
i   (    ) As árvores e as plantas cresceram.
j    (    ) Os homens procuravam alimentos.


03. Classifique o verbo em transitivo / intransitivo e o complemento em  objeto direto, indireto ou direto e indireto:

1 – Luís e os amigos não vão.
2 – A criança brincava com um canivete.
3 – O professor já corrigiu as provas.
4 – O Brasil foi descoberto por Cabral.
5 – Os campeões foram aplaudidos pelos torcedores.
6 – A imprensa elogiou o presidente.
7 – Os homens da Aeronáutica inventaram um novo paraquedas.
8 – O vizinho do meu amigo briga com ele todos os dias.
9 – Aquelas pobres criaturas sempre terão esperança.
10 – Ele respondeu à pergunta do professor.

4. Analise as questões a seguir e resolva-as:
I. O que é:
 a)um verbo transitivo?

 b) um verbo intransitivo?

II. Qual das orações abaixo apresenta verbo intransitivo:
(A) Os alunos compraram livros de aventura.
(B) A criança dorme bem.
(C) Contaram-me um fato engraçado.
(D) O escritor escreveu uma novela.

III. O que é um objeto indireto?

IV. Qual das orações abaixo apresenta objeto indireto:
(A) As crianças saborearam deliciosos sorvetes.
(B) O malabarista encantou o público.
(C) Eu comi pão com queijo.
(D) Escrevi uma linda carta.


V. Identifique os termos grifados a seguir como:
verbo transitivo, verbo intransitivo,
objeto direto, objeto indireto.
a) Li um lindo poema. __________________
b) Ana brincava com João. ______________
c) Viver sem fronteiras. _________________
d) Titia fotografou nossa casa. _____________
e) A imprensa elogiou o governo. ___________


DESAFIO:

Leia o poema abaixo e responda as questões a seguir de 1 e 2:
 Moda
o cabelo da moda,
a roupa, a dança,
a gíria da moda.
a moda passa,
eu fico.
(Ulisses Tavares)

1. Quais são os dois verbos do poema “Moda”?

2. Os verbos existentes no poema “Moda” são transitivos ou intransitivos? Justifique

74 comentários:

  1. Obrigada' ajudou muito meu amor!
    Mais ajudaria mais o gabarito depois para conferir ;) ' Bjos

    ResponderExcluir
  2. maravilhoso só falta o gabarito você poderia colocar por favor
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    *-*
    *-*
    *-*obrigada


    ResponderExcluir
  3. noossa ta otimo, mas ajudaria mais se tivesse as respostas poxa :( '-' :'(

    ResponderExcluir
  4. tem resposta n filha pq minha professora copio e colou a a tividade pra noissssss

    ResponderExcluir
  5. gostei muito da atividade! sou professora e gostaria de saber o gabarito se possivel envie para o meu @-imal vagfurtuoso@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Tem como enviar-me o gabarito? adriana_000@ig.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ola! Me ajudou demaaaaais! Tem como me eviar o gabarito? por favor, mande o mais rapido possivel, tenho prova amanha! Obrigada, beijos! anaclaraumbelino@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Que gente folgada!!! Você prepara as questões, disponibiliza na net e o povo ainda quer gabarito! Aluno eu entendo, mas professores não saberem respostas tão simples é de envergonhar a nossa classe. Bonito levar fama em cima do trabalho dos outros. Pollyana, obrigada por compartilhar, estava procurando umas ideias e seu blog me inspirou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema não é esse, é que ás vezes queremos estudar para alguma avaliação, fazemos o exercício e não temos como conferir!! ;)

      Excluir
    2. A resposta que sempre quis dar. Vamos colocar a mente p funcionar e responder gente, isso é até bom porq em vc pode surgir alguma dúvida que venha posteriormente surgir tbm no aluno, e vc tendo respondido já vai estar apto para dar-lhe a melhor resposta.

      Excluir
    3. Sabe Pro Edna Siqueira, nem todos são gênios em L. P.como você, então necessitamos do gabarito para uma simples conferência! Coisa básica, mas você que é gênia, poreria responder .....

      Excluir
    4. Concordo Edna! Alunos pedirem resposta para conferir é uma coisa, agora professor? chega a ser uma vergonha.... não produz, perde a oportunidade de conferir as questões e adequa-las a seus alunos.

      Excluir
    5. se vc sabe a resposta isso e plobema seu , pois tem jente q n sabe

      Excluir
    6. Nossa, aqui nesta plataforma de aprendizagem há alguns ignorantes que discordam do envio do gabarito pela pessoa possuidora dos exercícios. O correto não seria primeiro responder e depois conferir no gabarito? É assim que aprendemos; aprendemos com os erros e assim retificamos. E outra, professores também apresentam dúvidas. Mesmo que ele saiba responder, é importante ter em mãos gabarito para que o mesmo possa se sentir seguro. O professor não é o dono do saber, o todo poderoso... Vamos aprender a ser humilde um com o outro, e assim devamos partilhar nossos conhecimentos.

      Excluir
    7. Pro. Edna Siqueira, pois saiba que MÃES (Como eu!!!) também usam exercícios da internet pra dar pra seus filhos treinarem em casa os conteúdos passados por seus professores. E como EU não tenho a obrigação de saber o conteúdo, preciso de atividades que contenham os gabaritos pra conferir com eles depois de feitos. Faça sua parte, pegue o conteúdo e não enche o saco!!!!!!!!

      Excluir
    8. Bom dia!
      Segue meu gabarito com algumas alterações que fiz para utilizarem sala de aula. obrigada pelos exercícios!
      1- A OD
      B OI
      C OD
      D OD
      E OI
      F OD
      D OI
      H OD
      I OI
      J OD
      2- A 3
      B 2
      C 4
      D 2
      E 2
      F 2
      G 3
      H 3
      I 1
      J 3
      3- 1 VI
      2 VTI - OI
      3 VTD- OD
      4 VTI - OI
      5 VTI - OI
      6 VTD - OD
      7 VTD - OD
      8 VTI – OI
      9 VTD – OD
      10 VTI – OI
      4- a) VT precisa de complemento, não utiliza preposição.
      b) Intransitivo não precisa de complementação. O verbo tem sentido completo.
      5 – b (Alterei a oração para: Ela esperou com entusiasmo aquele passeio.)
      6- Precisa de complementação, utiliza preposição.
      7- b
      8- A VTD - OD
      B VTI – OI
      C Intransitivo (sem fronteiras – modo de viver – função de advérbio)
      D VTD – OD
      E VTD – OD
      9- a) passa e fico.
      b) Intransitivos – Não necessitam de complementação nesse contexto.

      Excluir
    9. ***que fiz para utilizar em sala de aula.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. gostei muito da atividade poderia me enviar o gabarito jakyzinha.alves@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. amei vc poderia me enviar o gabarito pra mim conferir e estudo pra prova lorypoly2015@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Quero resposta!!!!!!!!!!!!!!!! Quero resposta!!!!!!!!!!! epauihrprpBUILFJKOGVBHpuwbevekLBpbuvgiopiBVPpvbjbv

    ResponderExcluir
  13. afss sem resposta como isso ajuda?

    ResponderExcluir
  14. afss sem resposta como isso ajuda?

    ResponderExcluir
  15. Gostei bastante, resolvi as questões mas gostaria de ver o gabarito poderia me enviar? gilsimery@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Podes enviar o gabarito? marciacasanovahaute@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. poderia me enviar o gabrito ? dh.vasconcellos@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Muito Bom!
    poderia me enviar o gabarito?
    bernardolopez.pereira@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Ainda bem que o blog é da Pollyana e não da Edna Siqueira. Quanta ignorância.tsctsctsc

    ResponderExcluir
  21. Favor mandar o gabarito se possível.
    flavioadrianamelo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Favor mandar o gabarito se possível.
    flavioadrianamelo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. POO MO VACILO N TER O GABARITOOM
    NADA CHAVOSO ISSO
    MAS MINHA TIA FALOU QUE É TRANSITIVO

    ResponderExcluir
  24. VEI VCS NEM SABE O BAGUII, BURRAOOOO TEM QUE TER CERTEZA PARA SER CHAVOSO

    ResponderExcluir
  25. Ótimos exercícios só faltava o gabarito mesmo!!!!!

    ResponderExcluir
  26. muito legal adorei só falta o gabarito

    ResponderExcluir
  27. muito legal adorei só falta o gabarito

    ResponderExcluir
  28. muito legal adorei só falta o gabarito

    ResponderExcluir
  29. Bom,de acordo com o que eu respondi aqui estao a respostas da 1:
    A)O.D
    B)O.D
    C)O.D
    D)O.I
    E)O.I
    F)O.D
    G)O.I
    H)O.D
    I)O.I
    G)O.D
    SE EU ESTIVER ERRADA ME CORRIGEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. eu acho que você Esta errada porque na letra d) esta assim joão ama marina e você colocou OI na verdade é OD porque objeto direto é que não tem preposição e objeto indireto é o que tem preposição e a letra d) n tem preposição . corrigi ai queridinha

      Excluir
  30. me manda o gabarito... tauan11@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Muito bom esse exercício. Para mim foi muito útil.

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Poderia mandar o gabarito para myprado81@gmail.com ?! Obrigada.

    ResponderExcluir
  35. Boa noite! QUERO GABARITO, PODE SER?

    ResponderExcluir
  36. eu adoro estudar, minha professora deu esse assunto e gostei bastante

    ResponderExcluir
  37. ONDE ESTA O GABARITO AJUDARIA MUITO POIS N PODEMOS VER ONDE ESTAMOS COM DIFICULTADES

    ResponderExcluir
  38. olá gostaria do gabarito pollyana rodrigues tem como me manda gabigottlieb14@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. Olá gostaria do gabarito, pode ser? telma_tcb@hotmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  40. Não há objeto indireto na questão 3.

    ResponderExcluir
  41. OBRIGADA... MUITO BOM. PODE ENVIAR GABARITO.. fabianamoreirab@gmail.com

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  43. Bom dia. Você poderia me enviar o gabarito para eu conferir, por favor!? Obrigada!
    daninha_pagagi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. Segue abaixo as questões respondidas por mim. (Talvez ajude alguém)
    1ºa)OD
    b)OI
    c)OD
    d)OD
    e)OI
    f)OD
    g)OI
    h)OD
    i)OD
    j)OD
    2ºa)VTD
    b)VTI
    c)CL
    d)VTI
    e)VI
    f)VTI
    g)VL
    h)VTI
    i)VI
    j)VTD
    3º-1)Int.
    2)Int
    3)VTD
    4)VTI
    5)VTDI
    6)VTD
    7)VTD
    8)VTDI
    9)VTD
    10)VTI
    4ºII.B
    IV.C (Acho que a questão está errada.)
    V.VTD
    VTI
    INT.
    INT.
    VTD

    ResponderExcluir
  45. Nossa, aqui nesta plataforma de aprendizagem há alguns ignorantes que discordam do envio do gabarito pela pessoa possuidora dos exercícios. O correto não seria primeiro responder e depois conferir no gabarito? É assim que aprendemos; aprendemos com os erros e assim retificamos. E outra, professores também apresentam dúvidas. Mesmo que ele saiba responder, é importante ter em mãos gabarito para que o mesmo possa se sentir seguro. O professor não é o dono do saber, o todo poderoso... Vamos aprender a ser humilde um com o outro, e assim devamos partilhar nossos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Gostaria, se possível, que me enviasse o
    gabarito

    ResponderExcluir
  48. Esse é o perfil do docente. É adversário do discente. Vive uma guerra de quem sabe é ele e o aluno tem que aprender... Como com esse pensamento retrógrado!? A criatura é DONA e coloca o gabarito se ela quiser, tá bom? Absolutamente coerente com a VELHA cultura escolar.

    ResponderExcluir
  49. Obrigado pela atividade disponibilizada. será que é possivel enviar o gabarito para o meu e-mail: ronnemacedo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir